Proposta pedagógica

educação fundamental I

Educação Fundamental I: 1º ao 5º ano

O período da tarde é exclusivo para o Ensino Fundamental I, o que permite que os alunos possam interagir melhor e desenvolver o aspecto lúdico, tão essencial nesta etapa do ensino.

Disciplinas da base nacional comum

Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências, Geografia e História.

Disciplinas da parte diversificada, norteadas pela BNCC

Língua Inglesa, Habilidades Socioemocionais, Pensamento Computacional, Lógica e Estratégica (Xadrez), Musicalização e Ludicalidade.

Projeto Estante Mágica

Cada aluno se torna autor de um livro, culminando em uma noite de autógrafos.

Número reduzido de alunos por sala

As salas com poucos alunos permite uma atenção maior ao aluno e às suas necessidades.

Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)

Parceria com o Sebrae, onde cada série trabalha com um tema específico, com orientação e que culmina em uma feira de empreendedorismo realizada na escola.

Xadrez e Judô

Aprimoramento das capacidades de raciocínio lógico e estratégico por meio da prática de xadrez e das habilidades de equilíbrio e técnica por meio do judô.

educação fundamental II

Educação Fundamental II: 6º ao 9º ano

Nesse estágio, os alunos continuam com as aulas de Xadrez, fortalecendo as habilidades de estratégia e também agregam novos conteúdos. A chegada do 9º ano subdivide a matéria de Ciências Biológicas entre Química e Física.

Disciplinas da base nacional comum

Disciplinas da parte diversificada

Leitura, Interpretação e Produção Textual, Pensamento Computacional, Lógica e Estratégia (Xadrez).

Participação de diversas Olímpiadas

Os alunos participam de Olímpiadas como a ONHB (Olímpiada Nacional de História do Brasil, organizada pela UNICAMP), bem como a Olímpiada Canguru de Matemática e outros.

Acompanhamento pedagógico semanal

O acompanhamento feito para a matéria de matemática através do contraturno escolar, a fim de sanar defasagens.

Simulados

Realização de diversos simulados ao término de cada trimestre, contemplando os conteúdos trabalhados em sala de aula.

Ensino médio

Ensino Médio: 1ª a 3ª série

O Ensino Médio tem uma proposta curricular que estimula e influencia na preparação do aluno para a sua vida pré-vestibular e profissional. Com professores preparados, as matérias avançam de nível para a conclusão escolar.

Disciplinas da formação geral básica

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS: Língua Portuguesa e História da Arte.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: Matemática, STEAM/Gamificação, Empreendedorismo, Administração Financeira, Lógica e Estratégia e Pensamento Computacional.

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: Meio Ambiente e Diversidade, Saúde, Física Aplicada e Química Aplicada.

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS: Econômica e Ambiental.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS: Corpo e Movimento, Leitura, Interpretação e Produção Textual.

Contraturno Colégio Lamarck São José do Rio Preto

contraturno

Contraturno

Atividades que vão desenvolver outras competências ou complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Tarefa

Busca estimular a criatividade e a resolução de problemas, promovendo o pensamento crítico enquanto os alunos se engajam em atividades práticas.

Descanso

Permite que os alunos recarreguem as energias, melhorem a concentração e absorvam melhor o aprendizado.

Práticas Pedagógicas

Essas práticas expandem o aprendizado para além da sala de aula, proporcionando experiências práticas e envolventes para nossos alunos.

Esporte

Pretende aprimorar a coordenação motora, desenvolver o espírito de equipe, fortalecer a empatia e o foco em resultados.

Pensamento Computacional

Traz uma visão holística de como o conhecimento pode ser construído e os alunos têm acesso ao Laboratório de Informática e aprendem por meio de Macbooks.

Nossos sistemas de ensino

O Colégio Lamarck conta com sistema de ensino Mackenzie e outras plataformas que dão suporte de qualidade

Sistema Mackenzie

Google for Education